Semana #9 (13/05 – 19/05)

Esta semana, fruto de novos atrasos com a entrega das peças para o quadro, o primeiro objetivo desta dissertação continua em aberto. Desse modo foi investido mais tempo nas tarefas seguintes.

Assim deu-se seguimento à realização dos tutoriais de Kivy, software escolhido para a construção do display da dashboard. Após a visualização de todos os tutoriais, foi criada uma pequena app que recebe os dados enviados pelo programa que lê as mensagens CAN. Após montar uma arquitetura ROS na app, foi criado um CAN virtual e procedeu-se a algumas experiências. Desde logo foi possível constatar que a estrutura de dados inicialmente criada, um dicionário, não poderia ser enviada por mensagens normais e desse modo foi criado uma nova mensagem ROS (can_msg). Este primeiro display é composto por um conjunto de “labels”, sendo ele muito rudimentar, como demonstra a seguinte figura:

De referir que a app ainda não foi testada em ambiente real, por isso ainda poderão surgir mais alguns entraves. Desse modo, a próxima etapa passou pela criação de uma app mais sofisticada e completa. Para isso foi instalada a extensão KivyMD. Após consultar a sua documentação online e alguns tutoriais fornecidos pelo criador, procedeu-se à criação da seguinte app:

Para a semana, a ideia passa por, se possível, finalmente acabar o quadro, testar a primeira app desenvolvida no carro em ambiente real e continuar com a construção do display final.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started